Instituto Pensar - Os 42 anos do PT

Os 42 anos do PT

por: Ana Paula Siqueira


Lula durante a greve dos metalúrgicos do ABC paulista, no final da década de 1970. Foto: Memorial da Democracia via PT

Nesta quinta-feira (10), o Partido dos Trabalhadores (PT) completa 42 anos. A história de luta por mudanças na vida do trabalhador levou o primeiro operário e a primeira mulher à presidência do Brasil, com Lula e Dilma Roussef. Em mais de quatro décadas muitas reviravoltas e, apesar de todas as críticas, o partido segue com papel de destaque para livrar o país do bolsonarismo.

Sindicalistas, intelectuais, artistas e católicos ligados à Teologia da Libertação foram os fundadores do PT, no Colégio Sion, em São Paulo, em 1980. Várias correntes de esquerda hoje seguem no partido.

O primeiro prefeito eleito pelo partido foi então ferramenteiro Gilson Menezes, em Diadema (SP), em 1982. O primeiro senador eleito foi Eduardo Suplicy (SP), em 1990, que segue no partido e passou 24 anos consecutivos no cargo.

O PT também teve forte atuação no movimento Diretas Já, que pedia o fim da ditatura militar que dominou país por 21 anos.

Durante a Assembleia Nacional Constituinte, o partido teve papel ativo ao lado da esquerda, como o PSB, para a construção conjunta da Carta Magna.

Lula, que liderou os movimentos sindicais da região do ABC paulista nas décadas de 1970, chegou à presidência 13 anos após sua primeira candidatura à presidência, em 2003. Apesar da espera, o fato de ter chegado ao segundo turno nas primeiras eleições diretas para presidente da República, em 1989, foi um grande feito, especialmente, por ter concorrido com nomes de peso da política nacional, como Ulisses Guimarães e Leonel Brizola.

Foi reeleito e, em seu segundo mandato, veio à tona o esquema do mensalão ? a compra de apoio parlamentar. O partido ainda vive o enorme desgaste que as sucessivas denúncias de corrupção deixaram no PT e em seus políticos.

Leia também: Federação: ideias para superar os impasses

Ao fim do seu segundo mandato, passou o bastão para Dilma Rousseff, que após ser reeleita, sofreu processo de impeachment que, conforme admitiu o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luis Roberto Barroso, caiu por falta de sustentação política.

O ex-presidente Lula, candidato novamente ao cargo, passou 580 dias preso em Curitiba, entre 7 de abril de 2018 e 8 de novembro de 2019, em decorrência da operação Lava Jato. O então juiz Sergio Moro, que agiu de maneira parcial nas investigações, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), se beneficiou diretamente da prisão e ajudou a eleger Jair Bolsonaro, governo do qual fez parte.

No dia em que celebra seu aniversário, o PT está em negociação com o PSB para formar uma federação partidária, o novo instrumento político de atuação dos partidos para além das eleições.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: